Teresopilis
Teresópolis sediou Seminário sobre impactos dos desastres socioambientais no rio de janeiro
Notícia publicada em:04/05/2012
|
Com a proposta de discutir os grandes impactos socioambientais e políticos ocorridos na Região Serrana e em outras localidades do Estado, foi realizado em Teresópolis nesta quinta, 26/04, e sexta-feira, 27/04, o Seminário sobre Impactos dos Desastres Socioambientais no Rio de Janeiro.
O evento foi promovido pela Cáritas Brasileira, organismo da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, e aconteceu no Centro de Atividades Comunitárias - Ceac, no Centro.A abertura aconteceu na quinta-feira, 26, com a palestra Mudanças Climáticas e Desastres Socioambientais, ministrada por Ivo Poletto; mesa redonda sobre Áreas de risco x preservação permanente, com Luiz Carlos Sérvulo; Marco Legal de Proteção e Defesa Civil, com Glauber Braga; e sobre Visão crítica a partir das entidades da sociedade civil, com Rafael Soares de Oliveira. Também foi debatido o que tem sido feito e o que deve ser feito com relação à questão dos desastres.
Na sexta-feira, 27, os temas discutidos foram Dimensões sociopolíticas e psicossociais dos desastres: lições aprendidas em torno do caso da Região Serrana, com Norma Valêncio; e Ocupação urbana em Teresópolis, com a promotora do Ministério Público Estadual Anaíza Malhardes. Além disso, também aconteceram trabalhos em grupos e plenária para complementação e aprovação de um documento, contendo análise da situação na região e propostas, a ser apresentado aos representantes do Poder Público.
O Ouvidor Municipal, Luiz Carregal, representou a Prefeitura na audiência pública realizada também na sexta. “Esse movimento é muito importante porque pode contribuir para que as ações sejam agilizadas..."
A audiência, que foi coordenada pelo representante do Monades – Movimento Nacional de Afetados por Desastres Socioambientais, Edílson Moura, contou também com