Corrida Obstaculo
* TEMA DA AULA
* DESCRIÇÃO DA PROVA
* TÉCNICAS
TEMA DA AULA A corrida com obstáculos é uma modalidade do atletismo que exige muita velocidade, atenção e técnica do atleta. Com ela todos os músculos do corpo são trabalhado; por isso os atletas precisam ter muita coordenação motora. Os obstáculos são colocados estrategicamente na pista do atletismo para atrapalharem os atletas na sua corrida. A corrida com obstáculos surgiu na Grécia antiga, onde foram realizadas as primeiras olimpíadas. A primeira prova com obstáculos foi realizada na Escócia em 1928. A quem diga que surgiram a partir dos exércitos, que ameaçavam pedras e paus, tinham que correr longas distâncias a pé, e treinavam correndo com obstáculos e barreiras.
DESCRIÇÃO DA PROVA As corridas com obstáculos são provas de atletismo que fazem parte do programa olímpico e consistem em corridas que tem no percurso barreiras que os atletas tem que saltar. Tem como provas padrão 200 metros com obstáculos e 300 metros com obstáculos, essa última uma prova olímpica, masculina e feminina. Cada volta na pista terá 04 obstáculos e um fosso de água no total o atleta terá que saltar 28 vezes sobre os obstáculos e 07 vezes sobre o fosso de água na prova de 3000 metros. Na prova de 2000 metros os atletas terão que saltar 18 vezes sobre os obstáculos e 05 sobre o fosso.
TÉCNICAS Qualquer que seja a especialidade esportiva, a técnica é, indispensável para obtenção e êxito. Por esse motivo vamos analisar os pontos técnicos dessa especialidade de corrida.
A passagem dos obstáculos: os obstáculos possuem a forma de solidas barreiras fixas ao solo. Dessa maneira é necessária técnicas para passagem desta. São executadas duas formas de passagem:
1. A primeira o corredor salta sobre a seção transversal do obstáculo, apoiando um dos pés sobre o mesmo, para em seguida impulsionar-se para a frente.
2. A outra forma empregada para passagem do obstáculo é parecida com a utilizada nas corridas