Corretagem
Por: Ari Lima
O “novo mercado imobiliário” é uma realidade, e caracteriza-se por movimentar grandes volumes financeiros, possibilitar bons lucros para empresas e profissionais e contar com clientes cada vez mais informados e exigentes. Nesse mercado não há espaço para amadorismo nem improvisação. A postura mais apropriada é a profissionalização.
Nesse sentido, muda o perfil exigido para um corretor. Sai o antigo corretor “amador”, desinformado, e semi-aposentado, que está no mercado por falta de melhores opções de emprego, e entra a figura do “Consultor Imobiliário”.
Este novo profissional passa a ter papel fundamental na elaboração e na implementação de estratégias competitivas, capazes de garantir à sua imobiliária um posicionamento vantajoso no mercado.
No entanto, ainda persiste no mercado uma alta taxa de profissionais inadequados. Em pesquisas realizadas com as imobiliárias, foi identificado um tipo muito comum: ele é conhecido como “mostrador de imóveis”.
O mostrador de imóveis é um profissional despreparado para exercer a profissão de corretor, mesmo que eventualmente tenha seu certificado no CRECI.
Despreparado porque o mercado mudou, o nível de exigência do cliente mudou; e este profissional continua atuando da mesma forma que se atuava nas décadas anteriores.
O consultor imobiliário é o corretor preparado, qualificado e atualizado. Tanto em relação ao mercado, quanto em relação aos diversos tipos de imóveis e necessidades que clientes possam ter. O consultor imobiliário é um profissional apto a prestar esclarecimentos ao cliente, agregando valor e informação de qualidade durante a fase de apresentação dos imóveis; ele é apto a buscar o imóvel ideal para o cliente.
O objetivo deste trabalho é apresentar, de maneira prática e objetiva, um conjunto de ferramentas, informações e conhecimentos, que auxiliem, corretores e gestores, a se transformarem em “consultores Imobiliários”.