Correspondências Comerciais
Trabalho apresentado à disciplina na Comunicação e Expressão. Docente Lucimeiri Maria Schinelo
Dicentes: Adalberto Alves
Esdras Carvalho
Itamar Lima
Informática para Negócios/Manhã
05 dez. SJRP 2013
Sumário
1. Introdução
2. Modelos
2.1 Cartas Comerciais Tradicionais
2.2 Cartas Comerciais Modernas
2.3 Parecer
2.4 Memorando
2.5 Atestado
2.6 Pauta
2.7 Ata
1. Introdução
Correspondência comercial é o meio de comunicação entre empresas e pessoas físicas para o trato de negócios, ou pode ser qualquer correspondência que uma empresa receba ou emita. Para estabelecer uma comunicação de rápido e fácil entendimento entre os setores, foram criados modelos prontos, como cartas comerciais, parecer, memorando, atestado, pauta, ata e outras.
A carta comercial carrega a função de estabelecer uma comunicação comercial entre duas áreas, seja com outro setor ou cliente. Deve ser escrito com objetivo e clareza, bem estruturado e organizado, para a fácil compreensão do comunicado evitando qualquer distúrbio possível, não se esquecendo de manter os padrões da norma culta da linguagem. A carta é separada em dois modelos, o tradicional e o moderno. O tradicional é extenso e detalhado, seguindo um rigoroso esquema de formatação, o modelo moderno é direto e objetivo, não contendo grande descrição em seu conteúdo. Apenas o destinatário, a invocação, o fecho da carta e a assinatura permanecem idênticos nos dois modelos.
O parecer é o pronunciamento por escrito de uma opinião técnica a respeito de uma ação realizada indicando a conclusão ou solução.
Memorando tem como característica principal a agilidade e otimização de tempo, o intuito é evitar um aumento no número de comunicações feitas, onde os despachos ao memorando devem ser dados no próprio documento. O seu alvo são os funcionários da