Correspondência comercial
Ato ou efeito de corresponder(-se). Troca de cartas entre duas pessoas. Conjunto de cartas ou telegramas recebidos ou expedidos. Relação de conformidade ou concordância: correspondência de idéias. Texto que um correspondente envia a seu jornal ou revista. Seção de uma empresa encarregada de examinar as cartas e telegramas recebidos.
Significado de Bilhete
Mensagem curta, escrita em linguagem simples e coloquial. Senha que dá direito a assistir a espetáculos (bilhete de teatro, que no Brasil se diz entrada), a concorrer a prêmios ou sorteios (bilhete de rifa, bilhete de loteria), a viajar em veículo coletivo (bilhete de trem).
Significado de Recado
Aviso, mensagem, comunicação (verbais ou escritos). Repreensão, censura, ralho. Recomendações, cumprimentos, lembranças.
CORRESPONDÊNCIA.
Uma das principais características das cartas comerciais e empresariais deve ser a objetividade. Atualmente, a correspondência das empresas já não perde tempo com os longos chavões "literários" das cartas antigas. Formas como "Vimos por meio desta apresentar" cederam lugar a expressões mais resumidas, que vão direto ao assunto: "Apresentamos". O elemento mais importante do texto de uma carta é sua finalidade: ela determina a redação do documento, que pode ser mais livre ou não. Se a finalidade da carta tiver implicações jurídicas, esse documento geralmente seguirá rigidamente um modelo preestabelecido. É o caso das cartas de cobrança, de convocação para uma assembléia, dos documentos que notificam uma ação judicial (ação de despejo por falta de pagamento de aluguel - por exemplo), dos requerimentos e dos atestados em forma de carta etc.
Se a carta for de natureza publicitária ou promocional, o texto poderá ser mais livre e descontraído e, em certos casos, personalizado. O mesmo acontece com os convites, cartas de congratulações e pedidos de colaboração.
O texto de uma correspondência comercial deve ter seus