Correntes doutrinárias no direito
Jus Naturalismo
Consiste na ideologia defendidana existência de um Direito de igualdade atendendo a toda sociedade, onde a consciência e o conhecimento, através do pensamento realiza a distinção do que é correto ou não, através de princípios com base na cultura independente das leis impostas pelo homem,como um anseio intuitivo de uma convivência harmoniosa calcada numa ordem social absolutamente justa e eterna.
Positivismo Jurídico
Contraditório de qualquer teoria do direito natural, onde a ciência prevalece com base na experimentação, desvalorizando a justiça de valor, para transformar o direito pelas ciências consideradas. Compreendo que essa corrente de pensamento, tem como objetivo Ciência do Direito, pesquisando e analisando as normas que compõem a ordem jurídica em relação a justiça a atitude positivista, é da emoção.
Historicismo Jurídico
O Historicismo Jurídico defende que o Direito éconsiderado como produto da evolução temporal em constante transformação, sendo o fundamento das tradições jurídicas de cada povopartindo de cada sociedade, manifestado primeiro como costume, que é a sua fonte autêntica, por corresponder mais fielmente aos ideais e necessidades da sociedade acompanhando de perto as transformações econômicas, políticas e sociais.
Culturalismo Jurídico
Resumiu-se que o Direito habita no mundo da cultura e não no mundo da natureza como os Jus Naturalistas. O fenômeno jurídico, qualquer que seja a sua forma de expressão, requer participação dialética do fato, valor e norma, tendo como referencia o tridimencionalista Miguel Reale. Revela a importância de se compreender o processo de formação e desenvolvimento cultural no seio de uma sociedade, assim, o convívio social gera um processo cultural que produz hábitos e costumes, no sentido de propiciar um convívio humano pacífico e harmonioso.
Contratualismo Jurídico
Decorrente dopacto, em que homens decidiram assumir para sair da condição de