correios
Com uma logística eficiente, o fluxo no Segmento de cartas ocorre em três etapas: Postagem, Movimentação e Entrega, que devem ser executados num prazo de até “D+3” dias úteis (D = dia de postagem).
Os modais rodoviário e aeroviário, e os carteiros contribuem para a execução dessas tarefas. Durante o processo a armazenagem dos objetos é feita em caixas de destino, em caixetas de plástico amarelas de dois tamanhos (maior: 1100 objetos, menor: 300 objetos), em containers de dimensão 1,10x1,00x1,20 metros e em pallets aeronáuticos.
Postagem
A postagem pode ser feita em agências dos correios (em horário limite fixado pela agência), ou em caixas de coleta. Nesta etapa é realizada a primeira triagem dos objetos, separados manualmente ou com máquinas manipuladoras, dividindo as cartas, em quatro diferentes blocos:
• Própria cidade;
• Próprio estado;
• Outros estados (tipo A);
• Outros estados (tipo B).
Movimentação
Após, as cartas são enviadas ao CTC (Centro de Tratamento de Cartas) Regional mais próximo. Lá as cargas de todas as agências relacionadas àquele centro passam por uma nova triagem, realizada por máquinas com o uso de OCR ou código de barras, que irá separar as correspondências que serão destinadas a CTC’s Nacionais, ou a CDD’s. As destinadas a estes serão encaminhadas à entrega, conforme o caminho nº 2 (figura 1), e as destinadas àqueles, percorrerão o caminho nº 1(figura 1).
Nos CTC’s Nacionais ocorre novamente a consolidação dos objetos de agências, CTC’s Regionais e outros CTC’s Nacionais, que passam por nova triagem feita por máquinas. Essa desconsolidação da carga é feita em duas fases: Exportação e Importação. A fase de Importação junta o que será enviado para a cidade onde está localizado o CTC em questão; essa carga é dividida por CDD e direcionada à etapa de entrega. A fase de Exportação trabalha com todas as outras direções, e a separação é feita da seguinte maneira:
Para o interior do próprio