corporeidade e voz
Publicado em:
ALEIXO, Fernando. Corporeidade da Voz - O Teatro Transcende - N. 12.
Blumenau: FURB, Divisão de Promoções Culturais, 2003.
ALEIXO, Fernando. Corporeidade da Voz: aspectos do trabalho vocal do ator – Cadernos da Pós-Graduação IA / UNICAMP – Ano 6, Voluma 6
– No. 1, 2002.
Resumo:
A voz, quando entendida como corpo, ou seja, como um processo da ação das diferentes esferas da organicidade (aspectos musculares, ossatura, sentidos, afetividade, memória, etc), adquiri uma propriedade que reconhece a complexidade e as sutilezas particulares de sua criação.
No âmbito do trabalho do ator, tal entendimento possibilitará uma reflexão a cerca das possibilidades vocais no trabalho criativo, que por sua vez, permite sistematizar um processo voltado para o aperfeiçoamento técnico.
Apresentamos a seguir, algumas referências que norteiam as práticas da pesquisa Corporeidade da
Voz: proposta de uma vocalidade poética, desenvolvida no IA-UNICAMP, sob a orientação da Profa. Sara
Pereira Lopes.
Apresentação
O processo de desenvolvimento técnico vocal para do ator envolve aspectos amplos pois o fenômeno da vocalidade no teatro, aplicação dos recursos vocais no processo criativo, se estrutura a partir de fundamentos fisiológicos, culturais e poéticos (técnicas e linguagens). No centro deste processo, o ator é o executor do código vocal e, por isso, concentra em si, naturalmente, o conteúdo a ser expresso, bem como os meios materiais da comunicação oral. Esta condição impõe ao ator a necessidade de conhecimentos técnicos e domínio sobre seus instrumentais físico, vocal e criativo.
Neste contexto, a preparação vocal do ator deve adotar procedimentos metodológicos específicos, e fornecer referências para o estabelecimento de correspondências entre o aprimoramento dos aparatos físico e vocal e a aquisição de uma propriedade para a aplicação técnica da voz na composição,
objetivando