O texto a Instabilidade de sonho
O texto a Instabilidade de sonho: os gesto da dança Contemporânea, traz um conjunto de informações, iniciando com uma explicação sobre a dança do século XX em que aconteceram mudanças com o intuito de buscar as suas origens. Segundo a autora, dança contemporânea nasceu de uma mistura de gêneros, sendo uma variação de formas e imagens na dança. Rossela Mazzaglia relata que na dança existe uma diversidade de corpos formado por técnicas, gêneros heterogênicos e estilos, em que o meio de influencias e linguagens é onde existe a conexão entre ideias e práticas, sociedade e indivíduo. De acordo com o texto, é trabalhado a ideia de corpo em relação aberta com mundo, que é a noção de corporeidade (entrelace polissensorial). O contato improvisação é um exemplo, por ser uma dança de prática de movimento que é fundamentada em ação e reação. A autora relata que corporeidade traz suas características pós-modernistas junto com as influências de várias técnicas e linguagens. Logo depois surge a dança-teatro alemã, trazendo suas misturas de dança, voz e gestualidade cotidianas, criando a dança-teatro que possibilitou os dançarinos não se aperfeiçoarem em apenas uma linguagem corpórea.
A partir do que foi lido, vejo que a dança contemporânea é uma junção de várias técnicas estabelecidas ao longo das últimas décadas, se tornando um corpo multicultural por ter adquirido diversos referencias, fruto de uma rede de influências e linguagens. Sendo ela também um processo de descoberta em que coreógrafos procuraram buscar e experimentar o cotidiano e movimentos naturais, sempre inserindo o contato improvisação de uma forma experimental, dando vida ao seu imaginário num processo de devir na história do corpo dançante.
processos de construção coreográfica
Emerge uma nova noção de corporalidade, buscando um sentido mais experimental, menos estratificado. Não existe um corpo ideal e sim um corpo multicultural que tem várias referências. O que