corpo
O conceito de organização é derivado de uma palavra originada do Grego "organon" que significa instrumento, utensílio, órgão ou aquilo com que se trabalha. Entende-se que organização é a forma como se dispõe um sistema para atingir os resultados pretendidos.
O intuito deste trabalho é apresentar a estrutura de uma empresa demonstrando o seu ciclo, funções e a importância de cada cargo dentro da organização.
Por meio de um processo histórico o conceito de produção capitalista, baseava-se, na sua maior parte, por grandes empresas que detinham o controle do mercado nacional e estrangeiro. Todavia nos tempos atuais, existe uma facilidade maior para se abrir um próprio negócio, neste meio surgem às pequenas e medias empresas. Muitas dessas organizações são fundadas por pessoas que decidirão serem seus próprios patrões e tais são de suma importância para a economia, pois acabam fazendo parte da cadeia de consumo e distribuição.
COMO IDENTIFICAR O TIPO E O PORTE DA EMPRESA
Empresas podem representar variados segmentos dentro de uma cadeia comercial. Sejam elas prestadoras de serviços ou produtos, neste âmbito podemos classifica-las em três setores.
1. Primeiro setor ou setor primário - Está relacionado à produção através da exploração de recursos da natureza. Podemos citar como exemplos de atividades econômicas do setor primário: agricultura, mineração, pesca, pecuária, extrativismo vegetal e caça. É o setor primário que fornece a matéria-prima para a indústria de transformação. Este setor da economia é muito vulnerável, pois depende muito dos fenômenos da natureza como, por exemplo, do clima.
2. Segundo setor ou secundário - É o setor da economia que transforma as matérias-primas (produzidas pelo setor primário) em produtos industrializados (roupas, máquinas, automóveis, alimentos industrializados, eletrônicos, casas, etc). Como há conhecimentos tecnológicos agregados aos produtos do setor secundário, o lucro obtido na comercialização é