Sintese Artigo Suorte Psicologico Em Acidente Aeron Utico
593 palavras
3 páginas
_________________________________________________________________________BARRETO, Márcia Regina Molinari; FONSECA, Cíntia Saba. R. SUPORTE PSICOLÓGICO APÓS OCORRÊNCIA DE ACIDENTE AERONÁUTICO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA. Conex. SIPAER, v. 1, n. 3, jul. 2010.
SINTESE
O artigo relata o trabalho de suporte psicológico prestado por uma equipe de psicólogos ao esquadrão da Força Aérea Brasileira, que em decorrência de um acidente aéreo, com um helicóptero militar, vitimou fatalmente quatro integrantes do esquadrão.
A demanda inicial para a realização da atividade foi disponibilizar equipe de psicólogos para aplicar metodologia de suporte psicológico após o evento traumático de acidente aéreo com vitimas.
A intervenção proposta foi a de aconselhamento, com orientação (instruções e explicações sobre o TEPT).
A atividade central foi à realização da metodologia e avaliação.
O método utilizado foi o diretivo, descrevem o CISD como um método padronizado e vem aplicado para discutir um preciso problema.
As características do profissional necessárias para a condução do trabalho apresentado são: conhecimento ambiente aeronáutico, conhecimento TEPT e CISD e inventario para medida do estresse. Habilidade de comunicação e condução do grupo.
O caso é apresentado em forma de artigo científico, mas não é suficientemente completo, faltando uma melhor apresentação e discussão dos resultados obtidos com a técnica aplicada, sendo estas as considerações sobre a realização de entrevistas, processos de comunicação e redação de documentos do artigo.
A realização das atividades de suporte psicológico transcorreu durante quatro dias e, após 02 (dois) meses da realização do suporte psicológico, outra visita foi feita ao Esquadrão com o objetivo de acompanhar as possíveis consequências do acidente.
A intervenção psicológica teve por objetivo:
• minimizar as consequências psicológicas verificadas em virtude da ocorrência do acidente, favorecendo o restabelecimento progressivo da efetividade