Corpo e movimento: alguns desafios para a educação infantil
ARACELI BORGES
RESENHA CRÍTICA
COLATINA
2011
ARACELI BORGES
RESENHA CRÍTICA
Trabalho apresentado à disciplina de Estágio Curricular Supervisionado II do Curso de Pedagogia da Faculdade Castelo Branco, como requisito parcial para avaliação, sob a orientação da professora Vera Eli Baptista Fachetti.
COLATINA
2011
CORPO E MOVIMENTO: ALGUNS DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Débora Thomé Sayão
Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação de 0 a 6 anos UFSC
Centro de Ciências da Educação Professora do Curso de Pedagogia
A autora trata do tema “corpo e movimento” relacionado à Pedagogia, em especial à Educação Infantil, orientando adultos que atuam com crianças de zero a seis anos em creches e pré-escolas.
Débora Thomé diz que nossos corpos estão inseridos em contextos socioculturais diferentes e esse é o fator determinante ao nosso modo de ser e nos portar e por sermos adultos bem resolvidos, acabamos nos esquecendo de nosso tempo de infância, com isso passamos a cobrar as crianças uma postura mais séria, fazendo com que elas reprimam sua espontaneidade, criatividade, ousadia e sensibilidade expressas por gestos.
Ela ressalta a importância da formação dos professores de Educação Infantil e aponta falhas que acarretam uma certa ignorância e pudor em atividades relacionadas ao corpo. O educador deve saber captar a função pedagógica das brincadeiras, porém, o ato de brincar não deve ser direcionado apenas ao conhecimento, assim se perderá o lado prazeroso e espontâneo dos pequenos.
Destaca em suas ideias autores como Benjamin e Vigotsky para fundamentar os elementos jogo, brincadeira e movimento e diz que o direcionamento constante das brincadeiras ao lado cognitivo e uma produção