o corpo em movimento da ed. infantil ao ensino fundamental
Sabe-se, que o movimento é importante no desenvolvimento e na cultura humana. Pois, ao se movimentar, as crianças expressam sentimentos, emoções e pensamentos, ampliando os gestos e posturas corporais. O movimento humano, portanto, é mais do que simples deslocamento do corpo no espaço: constitui-se em uma linguagem que permite às crianças agirem sobre o meio físico e atuarem sobre o ambiente humano.
O movimento para a criança pequena significa muito mais do que mexer partes do corpo ou deslocar-se no espaço. A criança se expressa e se comunica por meio dos gestos e das mímicas faciais e interage utilizando fortemente o apoio do corpo. A dimensão corporal integra-se ao conjunto da atividade da criança. Pode-se dizer que no início do desenvolvimento ela encontra seu sentido principalmente na interação com o meio social, junto às pessoas com quem a criança interage diretamente.
O trabalho com o movimento não pode ser direcionado apenas para o desenvolvimento físico da criança. Pois a criança precisa dominar o seu movimento conscientemente para que tenha oportunidade de explorar o ambiente, criar novas relações de relacionamento com o seu corpo, de conhecê-lo e aprender a usá-lo de forma benéfica, funcional e intencional.
O trabalho com o corpo deve ter um significado concreto e real com o interesse daquele que é o mais importante: o aluno. 1. Tema O corpo