Corpo, Saúde e Beleza
Apesar dos avanços na identificação e na compreensão dos vários benefícios que o exercício praticado regularmente pode exercer sobre o estado geral de saúde - e a despeito da crescente difusão dessas informações pelas mídias, a busca por um estilo de vida mais ativo parece não constituir uma das preocupações para a grande maioria da população.
Manter-se fisicamente ativo constitui um dos pré - requisitos para que uma pessoa possa obter e/ou manter boa condição de saúde. para isso, a atividade física e os exercícios devem promover melhorias na capacidade funcional do organismo, o que requer atender a princípios fisiológicos que norteiam a elaboração e o desenvolvimento de um programa de exercícios. Tais princípios, denominados princípios do treinamento, quando aplicados adequadamente possibilitam a melhoria das capacidades físicas, tanto em atletas quanto em não atletas.
A inobservância de um ou mais dos referidos princípios, por ocasião da elaboração e execução de um programa de exercícios, pode trazer conseqüências diversas ao organismo. Essas conseqüências variam desde a não alteração da condição física inicial do praticante ate o comprometimento do seu estado de saúde, mediante o declínio de sua capacidade funcional associada a baixa estimulação proveniente de exercícios, ou, ao contrario, pela sobrecarga orgânica decorrente de recuperação incompleta entre os estímulos.
OS PRINCÍPIOS DO TREINAMENTO FÍSICO (atlético ou não) PODEM SER ASSIM DEFINIDOS:
Principio da individualidade: diz respeito ao modo como as diferenças características e condições de cada individuo interferem nos efeitos pretendidos por um programa de exercícios. Compreende aspectos relacionados: ao sexo do praticante - características associadas as diferenças entre os homens e as mulheres; ao estagio de maturação biológica- ainda que a idade cronológica seja igual; ao nível inicial do treinamento físico- quanto mais treinada ou