Corolarios de Kelly
RESUMO
Esse trabalho propõe-se a investigara ética da psicanálise e sua relação com a perversão, além de abordar as semelhanças entre perversão e o discurso capitalista. Essa questão nos implica uma vez que constatamos na cultura e na clínica práticas que sobrepõem à ética e cerceiam a atuação psicanalítica. A ética se aproxima da perversão uma vez em que ambas se distanciam de uma moral universal, no entanto, a busca incessante por gozos une o perverso ao capitalista. Basearemo-nos, sobretudo, em Lacan, no seu seminário sobre ética (1959-1960/2008) e nos seu escrito sobre Kant e Sade (1966/1998).
Palavras-chave: perversão, ética, capitalismo.
RÉSUMÉ
Cet article se propose d'enquêter sur l'éthique de la psychanalyse et sa relation avec la perversion, en plus d'aborder les similitudes entre la perversion et le discours capitaliste. Cette question nous implique une fois que nous remarquons des pratiques dansla culture et dans la clinique qui se chevauchent à l'éthique et limite la pratique psychanalytique. L’éthiques’approche de la perversion car tous les deux se distancient d’une morale universelle, cependant, la jouissancejoint le pervers au capitaliste. Notre recherche est surtout dans la théorie de Lacan, specialément dans son séminaire sur l'éthique (1959-1960/2008) et dans son écrit sur Kant et Sade (1966/1998).
Mots-clés: perversion, éthique, capitalisme.
Esse trabalho propõe-se a investigar, visto a pertinência do tema deste Simpósio que convida-nos a interrogar e evidenciar o papel da psicanálise entre o sujeito e o Estado, a ética da psicanálise e sua relação com a perversão. Essa questão nos implica uma vez que constatamos na cultura e na clínica práticas que sobrepõem à ética e cerceiam a atuação psicanalítica, como podemos exemplificar