Corfebol
“ (…) a Associação de Educação Física de Amsterdão solicitava um jogo que pudesse ser praticado por jovens de ambos os sexos, não fosse muito dispendioso, solicitasse uma atividade física geral e que fosse atraente para os jovens. Um jogo com estes requisitos não existia mas Broekhuysen sentiu tê-lo encontrado na Suécia (...)”
0
1. HISTÓRIA
Como já indicado na capa, e passando a citar, “Naquela altura, a Associação de
Educação Física de Amsterdão solicitava um jogo que pudesse ser praticado por jovens de ambos os sexos, não fosse muito dispendioso, solicitasse uma atividade física geral e que fosse atraente para os jovens. Um jogo com estes requisitos não existia mas
Broekhuysen sentiu tê-lo encontrado na Suécia (...)”. E foi assim que nasceu o Corfebol.
Corria o ano de 1902, quando o holandês
Nico Broekhuysen (Fig. 1) criou o Corfebol, tendose inspirado no Ringboll, um jogo sueco. Assim, podemos considerar o Corfebol uma modalidade desportiva recente, tendo em conta a história de outras modalidades semelhantes.
Graças à boa aceitação que teve, foi constituída em 1903 a Associação Holandesa de
Corfebol e em 1920 esta recém criada modalidade chegou aos Jogos Olímpicos, que nesse ano decorriam em Amesterdão, Holanda.
Atualmente, há na Holanda cerca de 100
000 praticantes, número que tem vindo a aumentar consideravelmente ao longo dos anos, fruto da Fig. 1 | Nico Broekhuysen popularidade alcançada.
Já em Portugal, a história do Corfebol é bastante mais limitada e reduzida, pois este desporto só chegou em 1982. Se tivermos em conta outros desportos bastante populares, como o Futebol, facilmente nos apercebemos que, quer a história quer a popularidade do Corfebol em Portugal são bastante reduzidas. Neste momento, existem cerca de 1 000 desportistas federados na modalidade, a maioria oriundos do Desporto
Escolar.
Ao nível dos PALOP’s, o Corfebol apenas é praticado no Brasil e em Portugal.
2. CARACTERIZAÇÃO
O