Cor E PH
Cor e pH – 17 de abril de 2015
Pâmela Fernandes Coelho
Objetivo do Experimento : Explicitar como as alterações de pH podem modificar certas características de compostos orgânicos e como essas mudanças estruturais podem alterar a coloração dos compostos.
Introdução: O Potencial Hidrogeniônico (pH) consiste num índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer. As substâncias em geral, podem ser caracterizadas pelo seu valor de pH , sendo que este é determinado pela concentração de íons de Hidrogênio (H+). Quanto menor o pH de uma substância, maior a concentração de íons H+e menor a concentração de íons OH-.
Os valores de pH variam de 0 a 14, sendo assim : pH 0 a 7- soluções ácidas pH = 7- soluções neutras pH acima de 7- soluções básicas ou alcalinas. Os indicadores acido-base são substâncias que apresentam características físico-químicas que lhes dão a capacidade de mudar de cor na presença de um ácido ou de uma base. Os indicadores são normalmente um ácido ou uma base fraca que entra em equilíbrio com a sua base ou ácido conjugada, respectivamente, que apresenta coloração diferente.
Indicador ácido + H2O ↔ H3O+ + Base conjugada
(cor A) (cor B) Quando esse indicador entra em contato com um meio ácido, segundo o Princípio de Le Chatelier, o equilíbrio é deslocado no sentido de formação do ácido fraco, ficando com a cor A. Por outro lado, se o indicador entrar em contato com um meio básico, os íons OH- da solução básica irão reagir com os íons H3O+ do indicador. Desse modo, o equilíbrio será deslocado no sentido de repor os íons H3O+, ou seja, para a direita, que é também o sentido de formação da base conjugada, e o sistema adquire a cor B.
Para que a mudança de cor possa ser vista a olho nu, deve haver uma alteração de duas unidades no valor do pH. Os indicadores mais comuns são : - Fenolftaleína: Líquido incolor que quando em meio ácido mantém sua