Cor e pH
Cor e pH realizado em 18 de Agosto de 2014
2) Objetivo do experimento
O objetivo do experimento é avaliar a cor de determinadas substâncias químicas e analisar o pH de cada uma delas através do processo de absorção e emissão de cores.
3) Introdução
Para conseguirmos visualizar as cores, dependemos da parte visível do espectro eletromagnético. Quando a luz incide sobre um material qualquer, uma parte da luz é absorvida, e a cor observada corresponde ao comprimento de onda do visível que é refletido. Esse comprimento de onda absorvido vai depender do seu cromóforo, que é responsável pela cor do material.
Algumas substâncias podem ser utilizadas para observação das alterações nas propriedades de uma solução pelo fato de seu cromóforo ser sensível a características físico-químicas. Essas substâncias são chamadas de indicadores de pH ou indicadores ácido-base.
Outra maneira de observar as cores é através do processo de emissão, que ocorre quando a substância é exposta a algum tipo de radiação eletromagnética. Os elétrons ao receberem energia ficam em estado excitado e mudam de subnível, indo para um nível superior de energia. Quando o elétron retorna ao seu estado original, a energia é emitida em forma de luz.
4) Parte experimental/Procedimentos
Na primeira parte do experimento, foram utilizados 6 tubos de ensaio numerados de 1 a 6. Em cada tubo de ensaio foi feito uma mistura diferente.
No primeiro tubo consistiu em 1,0 mL de HCl 1:100 (v/v) + 1,0 mL do extrato de repolho roxo.
No segundo tubo foram misturados 1,0 mL de água destilada + 2 gotas de vinagre branco + 1,0 mL de extrato de repolho roxo
No terceiro tubo foram misturados 1,0 mL de álcool etílico + 1,0 mL de extrato de repolho roxo
No quarto tubo foram misturados 1,0 mL de água destilada + 1,0 mL de extrato de repolho roxo
No quinto tubo foram misturados 1,0 de água destilada + 1 gota de detergente com amoníaco + 1,0 mL de extrato