Relatorio De Quimica PH E COR 2
Curso: Técnico em Controle Ambiental
Sala: H07 Noturno
Professora: Renata Albano
Data: 31/10/2014
Prática de PH e COR
INTRODUÇÃO:
O Potencial Hidrogeniônico (PH) consiste num índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer. As substâncias em geral, podem ser caracterizadas pelo seu valor de PH, sendo que este é determinado pela concentração de íons de Hidrogênio (H+). Quanto menor o PH de uma substância, maior a concentração de íons H+ e menor a concentração de íons OH-. Os valores de PH variam de 0 a 14 e podem ser medidos através de um aparelho chamado Peagametro, mas podemos medir o PH (com menos precisão) com o uso de indicadores. Mas o que é um indicador? É uma substância que revela a presença de íons hidrogênio livres em uma solução, ele muda de cor em função da concentração de H+ e de OH- de uma solução, ou seja, do PH.
A existência na água de partículas coloidais ou em suspensão determina o aparecimento de cor. Essas partículas provêm do contacto da água com substâncias orgânicas como folhas, madeira, etc., em estado de decomposição, da existência de compostos de ferro ou de outras matérias coradas em suspensão ou dissolvidas. Pode-se distinguir:
– Cor real – devida à presença de matérias orgânicas dissolvidas ou coloidais.
– Cor aparente – devida à existência de matérias em suspensão.
A natureza das partículas que dão cor real ou aparente à água determina o tipo de processo de remoção. Assim, a cor real, devida a partículas coloidais normalmente negativas, pode remover-se por processos de coagulação-floculação, em que a adição dum coagulante (cal, sal de ferro ou sal de alumínio), capaz de fornecer partículas positivamente carregadas, proporciona a aglutinação dos coloides, permitindo a sua separação posterior na forma de flocos, através de sedimentação. A cor aparente é susceptível de ser removida pelos processos clássicos de separação de matéria em suspensão (filtração,