Copa 2014 - Brasília
Estádio – Pág. 2
Manifestações – Pág. 3
A Copa – Pág. 4
O time brasileiro – Pág. 4
Bibliografia
copadomundo.uol.com.br portal2014.org.br suapesquisa.com pt.wikipedia.org Brasília
Uma das cidades-sede da Copa do Mundo 2014 será Brasília, uma cidade formada por pessoas vindas de todos os cantos do país (a população estimada é de mais ou menos 2.562.963), possui uma rica diversificação cultural e gastronômica, além de ocupar o posto de terceira cidade mais rica do Brasil. Tombada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, a capital inaugurada em 1960 foi projetada pelo arquiteto Lúcio Costa, com edificações desenhadas por Oscar Niemeyer.
Estádio
O Estádio Nacional Mané Garrincha, onde serão realizados alguns dos jogos da Copa, foi inaugurado no dia 10 de março de 1974, mas já passou por reformas. Este estádio teve um custo de mais ou menos 1,015 bilhão e é considerado um dos estádios mais caros do mundo. Antes só tinha espaço para 45.200 pessoas, agora, após a reforma, o número de lugares aumentou bastante, o espaço atualmente tem capacidade para mais ou menos 72.000 pessoas. A alguns dias da Copa, foram arrumados os últimos detalhes, como os assentos e o gramado, que ficaram atrasados por conta das Chuvas.
O estádio receberá, durante a Copa do Mundo, o número máximo de partidas do torneio, ou seja, sete. Os jogos da primeira fase no Mané serão:
Suíça x Equador
Colômbia x Costa do Marfim
Camarões x Brasil
Portugal x Gana
Manifestações
Assim como as outras cidades-sede, Brasília também sofre com as manifestações contra a copa. Uma delas, com um grupo de aproximadamente mil manifestantes, travou completamente o trânsito no Plano Piloto, região central de Brasília. O chamado “eixo monumental”, que funciona como uma das principais rotas de saída da cidade ficou por pelo menos uma hora absolutamente travado, causando um caos no trânsito.
A polícia usou diversas bombas de efeito moral para dispersar a multidão.