Coordenação do Trabalho Pedagógico
Prefácio
Pag 11 implica tanto a atividade docente como a discente, já que a aprendizagem, embora se dando em um contexto social, depende, antes de tudo, da ação do aluno; além disto, o reconhecimento da atividade discente é decorrente e assumirmos uma linha de desenvolvimento de autonomia, de construção do projeto de vida.
Pag 15
PPP considerações sobre a elaboração e concretização
É praticamente impossível mudar a prática de sala de aula sem vincula-la a uma proposta conjunta da escola, a uma leitura da realidade, à filosofia educacional, às concepções de pessoa, sociedade, currículo, planejamento, disciplina, a um leque de ações e intervenções e interações
Pag 16 Emergência da necessidade do PPP
A partir dos anos 80, do século XX, a escola vai sendo identificada como um importante espaço na concretização das políticas educativas, deixando de ser mero prolongamento da administração central.
Um pouco antes disto(anos 70), as instituições de ensino são submetidas a uma virulenta crítica sociológica. Passam a ser identificadas como aparelhos ideológicos de Estado, como reprodutoras da desigualdade social.
Pág 17 ...entendemos que não é por omissão, frouxidão ou imprecisão teórico- metodológica que podemos eventualmente ajudar a avançar a prática educativa; pelo contrário, esta contribuição pode se dar pela apresentação de uma posição bem definida, que favoreça o debate e as necessárias superações.
Em termos de abordagem da temática, pode-se dar ênfase mais ao que seria conteúdo do projeto ou ao seu método também é conteúdo, é fruto de uma dada concepção de mundo, de epistemologia, de educação, etc.,
Resgatando o conceito e a finalidade do projeto
Pág 17 Pode ser entendido como sistematização, nunca definitiva, de um processo de planejamento participativo, que se