cooperativismo
O que é Cooperativismo?
Quando sabemos o que as palavras significam, nós descobrimos qual é o conceito de uma coisa, o que está por trás de uma ideia. E esse entendimento facilita o caminho para as pessoas compreenderem melhor sua vida, seu trabalho e sua comunidade.
O termo cooperativismo vem de a palavra cooperar, que também significa trabalhar junto com outras pessoas para realizar um mesmo objetivo.
Por meio da cooperação, que tem a ver com confiança e solidariedade, as pessoas vão se organizar em defesa dos seus interesses.
Esta cooperação, esta união de pessoas numa mesma ação, ganhou o nome de cooperativismo.
Cooperativa constitui-se em:
• pessoas que se associaram livremente;
• esforço de cada um;
• proveito comum;
• criação e fortalecimento de laços com ajuda mútua;
• prestação de serviços;
• realização de atividades econômicas em conjunto.
Uma cooperativa é a melhor forma das pessoas se organizarem, democraticamente e sem pressões internas ou externas.
Muitas características fazem da cooperativa uma sociedade bem diferente de outras. A cooperativa existe para prestar serviços a seus associados – é pelos cooperados e para os cooperados que a cooperativa vai trabalhar.
Os associados de uma cooperativa têm vantagens (direitos) e obrigações (deveres). Eles são, ao mesmo tempo, clientes e sócios.
As cooperativas se baseiam em valores de ajuda mútua, responsabilidade, democracia, igualdade, equidade e solidariedade. O cooperativismo nasceu no final do século 19, na Inglaterra dos tempos da Revolução Industrial, quando 28 tecelões se uniram para fundar uma sociedade com uma visão diferente de mercado. Ela buscava ser uma alternativa econômica ao capitalismo acelerado da época, que causava aumento exagerado nos preços, desemprego e jornadas de trabalho cansativas para mulheres e crianças.
Com o passar dos anos, mais pessoas foram aderindo e a noção de cooperativismo foi se adaptando aos