Cooperativismo
São grandes os desafios enfrentados por todo o sistema cooperativista, para sobreviver no atual ambiente competitivo e, manter-se fiel ao cumprimento de seus princípios doutrinários. O sistema cooperativista caracteriza-se pela associação de um grupo de pessoas, em geral com uma base cultural comum, voltados para alguma atividade específica, organizacional e institucional próprio. A cooperativa é conceituada como: União de esforços de uma comunidade ou de um segmento na busca de benefícios impossíveis de serem alcançados individualmente; Uma forma avançada de organização que, além de seu visado desenvolvimento econômico, permite aos seus integrantes, por meio da união e da participação de todos, a sua evolução social.
Assim, o cooperativismo objetiva o desenvolvimento do ser humano, das famílias e da comunidade. A cooperativa busca satisfazer não somente a necessidade de consumo por um bem ou serviço, mas também a necessidade social e educativa. Diferencia-se dos demais tipos de sociedade por ser, ao mesmo tempo, uma associação de pessoas e também um negócio. Para conseguir bons resultados deverá equilibrar essa dupla característica – o aspecto social e econômico - buscando sempre o aperfeiçoamento de suas atividades e filosofia.
Neste sentido, o principio: Educação, treinamento e informação, é permanente, onde as cooperativas promovem a educação e a formação dos seus associados, dos representantes eleitos e dos trabalhadores, de forma que estes possam contribuir, eficazmente, para o desenvolvimento das suas cooperativas, além de informar ao público em geral, particularmente os jovens e os líderes de opinião, sobre a natureza e as vantagens da cooperação, deve se traduzir em iniciativas que objetivem preparar o homem-cooperado para a vida e para o exercício da cidadania, capacitando-o, ainda, para atuar no mercado de forma profissional, empresarial e competitiva.
Baseando-se na importância do planejamento empresarial, este trabalho tem como