Cooperativismo
O cooperativismo está organizado em um sistema mundial, que busca garantir a unidade da doutrina e da filosofia cooperativista, além de defender os interesses do cooperativismo pelo mundo.
A organização máxima do cooperativismo mundial é a ACI – Aliança Cooperativa Internacional, em seguida vem as organizações continentais como a OCA – Organização das Cooperativas das Américas e as organizações nacionais. No caso do Brasil, a OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras. Cada estado brasileiro possui a sua própria organização, vinculada a OCB. Em Minas Gerais essa organização é a OCEMG – Organização e Sindicato das Cooperativas de Minas Gerais.
Recentemente foi criado, seguindo o modelo nacional com representações estaduais, o SESCOOP – Serviço de Aprendizagem do Cooperativismo. O SESCOOP desempenha para as cooperativas o mesmo papel que o SEBRAE desempenha para as empresas.
· A OCEMG:
A OCEMG como entidade representativa das cooperativas mineiras atua nas seguintes áreas:
. Legalização das cooperativas através do registro previsto no art. 107 da lei 5.764/71
Sindicato representativo de todos os ramos do cooperativismo mineiro, conforme registro sindical no Ministério do Trabalho e Emprego, publicado no Diário Oficial da União de 20 de abril de 2001, compreendendo todas as cooperativas mineiras, suas Centrais e Federações dos ramos: Agropecuário, Consumo, Crédito, Educacional, Especial, Habitacional, Mineral, Produção, Saúde, Serviço, Trabalho e outras.
. Defesa política dos interesses do cooperativismo em geral
. Atuação, junto a OCB, pela preservação das isenções de PIS e COFINS sobre o faturamento
. Convênios com SESCOOP, DENACOOP e SEBRAE para cursos, seminários, congressos e treinamentos para cooperados, dirigentes e funcionários de cooperativas
. Orientação para a constituição de novas cooperativas (cursos às sextas-feiras)