Cooperativismo de crédito
Campus Visconde da Graça – CAVG
Universidade Federal de Pelotas – UFPEL
CST em Gestão de Cooperativas
Disciplina de Cooperativismo de Crédito
Trabalho Unidade 1 –
Responda as questões a seguir:
1 – Como podemos associar o surgimento do cooperativismo de crédito com o processo de concentração capitalista ocorrido com a revolução industrial?
A Revolução Industrial potencializou a produção industrial a níveis até então inexistentes e, igualmente, como decorrência da especialização do trabalho que permitia aumentar a produção, a produtividade e os lucros. O cooperativismo surge com o investimento do dinheiro britânico em compra de terras e construção de aldeias cooperativas onde as pessoas trabalhariam na terra e nas indústrias produzindo para seu próprio consumo. As sobras em trocadas entre as aldeias.Dessa forma o cooperativismo surge da aversão à exploração do trabalho humano,ou seja,a aversão a expropriação do homem pelo homem é uma aversão ao lucro.
2 – Como podemos conceituar o cooperativismo (sistema / doutrina)? O cooperativismo caracteriza-se como um sistema produtivo que visa o equilíbrio entre o valor e o preço, e isto é efetivamente conseguido pela devolução da sobra quando o preço é maior que o custo efetivo.
3 – Qual a importância do cooperativismo de credito para o acesso e democratização do crédito? Como o cooperativismo produz mercadorias e tende a produzir sujeitos mais aptos para o exercício porque, no ambiente cotidiano do sistema econômico em que agem,para produzir mercadorias, participam, discutem e interagem como iguais, tendo por base princípios,regras e valores éticos e morais de elevado sentido democrático.
4 – Como podemos comparar que o cooperativismo promove desenvolvimento?
Podemos comprovar que promove desenvolvimento pelo fato de produzir e distribuir riqueza, além de criar condições para o exercício da cidadania, a partir de grupos que se organizam para a produção,