Fluídos de usinagem
1. Definição
“Fluidos de corte são aqueles líquidos e gases aplicados na ferramenta e no material que está sendo usinado, a fim de facilitar a operação de corte.” Fonte: Mark´s Standard Handbook for Mechanical Engineers, 8th Edition. Frequentemente são chamados de lubrificantes ou refrigerantes em virtude das suas principais funções na usinagem: reduzir o atrito entre a ferramenta e a superfície em corte. (lubrificação) e diminuir a temperatura na região de corte. (refrigeração). O uso correto dos fluidos de corte nos processos de usinagem pode trazer muitos benefícios, observados na qualidade e na produtividade. Por outro lado, se não forem manipulados e tratados corretamente, eles podem ser nocivos a saúde e ao meio ambiente. Assim, a escolha do fluido de corte influi diretamente na qualidade do acabamento superficial das peças, na produtividade, nos custos operacionais e também na saúde dos operadores e no meio-ambiente. Os fluidos de corte cumprem, nas suas aplicações, uma ou mais das seguintes funções:
1. Refrigerar a região de corte. 2. Lubrificar as superfícies em atrito. 3. Arrastar o cavaco da área de corte 4. Proteger a ferramenta, a peça e a máquina contra oxidação e corrosão.
Eles são utilizados quando as condições de trabalho são desfavoráveis, podendo trazer os seguintes benefícios:
1. Redução da Força e Potência neccessárias ao corte;
2. Redução do consumo de Energia;
3. Diminuição da Temperatura da peça e da ferramenta em trabalho;
4. Desobstrução da região de corte;
5. Aumento da Vida da ferramenta;
6. Eliminação do Gume Postiço;
7. Melhor Acabamento da superfície usinada.
2. Efeitos da elevação da temperatura no processo de usinagem
A busca por valores maiores de vc (Velocidade de corte) sempre foi almejado em virtude de uma maior produção de peças, e isso foi possível devido ao surgimento de novos materiais de corte (metal duro, cerâmicas, ultra-duros “PCB” e “PCD”) capazes de usinar os