cooperativismo de credito
O cooperativismo é um instrumento de inclusão social, que promove o desenvolvimento econômico-social e cultural, pautando-se por objetivos nobres desde sua origem, em especial o cooperativismo de crédito, que une as pessoas com objetivos comuns, tendo autonomia e independência. Esse artigo, realizado através de pesquisa bibliográfica e de campo, pretende apresentar o Sistema Cooperativo de Crédito Noroeste Brasileiro, bem como mostrar a sua importância para a sociedade. De acordo com o resultado da pesquisa constatou-se que esse sistema, com todas as suas vantagens é uma alternativa viável para o desenvolvimento da localidade na qual está inserida.
PALAVRAS-CHAVE: Cooperativismo - Cooperativismo de Crédito - Sistema CREDISIS-NOBR.
INTRODUÇÃO
O cooperativismo vem crescendo gradativamente agregando um número cada vez maior de cooperados. Surgiu com o objetivo de unir forças em busca do desenvolvimento de seus sócios através da união, da cooperação, da troca de informações e experiências e da junção de recursos próprios perseguindo o desenvolvimento e contribuindo para melhor qualidade de vida da sua comunidade.
Na busca de respostas concretas utilizou-se a pesquisa bibliográfica e de campo, analisando estudos sobre o sistema de cooperativismo de crédito, através dos seguintes questionamentos:
Como surgiu o cooperativismo de crédito no Brasil? Será que o Sistema CREDISIS/NOBR é uma alternativa diferenciada para as pessoas insatisfeitas com o sistema bancário tradicional? Como é o sistema CREDISIS/NOBR? Os cooperados estão satisfeitos com este sistema?
O objetivo desse artigo é apresentar o Sistema de Crédito Noroeste Brasileiro (CREDISIS – NOBR), para que as pessoas conheçam esse modelo de cooperativismo e acreditem na sua importância para a sociedade.
:
DESENVOLVIMENTO
1. CONCEITO DE COOPERATIVISMO
Segundo o Minidicionário Escolar da Língua Portuguesa de Dermival Ribeiro Rios (pág.193), cooperativismo