Cooperativa e conselhos gestores
QUESTÕES
1 – Significado dos Conselhos Gestores para a democracia.
Os Conselhos Gestores dizem respeito á esfera pública, é um espaço que faz interface com a participação da sociedade civil, criando desta forma um ambiente em que os atores possam ser vistos e ouvidos. Constituindo-se como novos instrumentos de expressão, representação e participação dotados de potencial de transformação política. Sendo a sua estrutura de funcionamento paritária, permitindo com isso, uma correlação de forças equitativas, o que possibilita uma negociação democrática.
Desta forma percebe-se a significância dos Conselhos Gestores para a democracia, uma vez que é através dos Conselhos que a sociedade civil tem a oportunidade de opinar e refletir acerca das políticas públicas e também exigir das autoridades competentes na solução dos problemas vividos pela população. Vale ressaltar que os Conselhos Gestores são fruto de lutas e demandas populares e de pressões da sociedade civil por uma sociedade mais democrática, permitindo a participação da população nas tomadas de decisões políticas.
2 – Importância dos Conselhos Gestores como referência para a distribuição dos recursos públicos e do controle social.
Os Conselhos Gestores se constituem em um novo padrão de relações entre a sociedade civil e o Estado permitindo a participação da população na formulação de políticas sociais, como também o acesso aos espaços das tomadas de decisões políticas.
A partir da constituição dos Conselhos pode-se percebe a sua importância para a distribuição dos recursos públicos, uma vez que “compete aos conselhos participar do planejamento municipal, em especial das propostas de diretrizes orçamentárias e do orçamento municipal, bem como do Plano Diretor da cidade” (GOHN, 2003). Permitindo que a população exerça o controle social referentes às políticas públicas.
3 – Significado das Cooperativas para o processo de