convivio
• Agora, peça para cada um deles escrever, na sua folha, as frases que, no entendimento pessoal de cada um, são as mais "ásperas" e "duras" de ouvir e que, sempre que utilizadas, "machucam" quem as ouve ou até mesmo toda a equipe. Determine cinco minutos como tempo disponível para escreverem;
• Quando o tempo disponível encerrar, reúna os participantes em duplas ou pequenos grupos de até quatro pessoas e instrua-os para compararem as suas anotações.
• Depois de transcorrido um breve tempo, questione as frases de todos os participantes, identificando aquelas expressões mais comuns ao dia a dia de trabalho e escreva-as no flip-chart.
• Após ter registrado as frases mais significativas no flip-chart, instrua os participantes a "traduzirem" as frases para expressões mais amenas, "civilizadas", mas que, quando necessário, tenham o mesmo sentido de importância. Para aquelas frases e expressões que não devem fazer parte do "vocabulário" do grupo, determine que, cada vez que elas forem utilizadas, quem as proferiu deverá pagar uma multa (pode ser qualquer multa, desde que combinada e acertada previamente com o grupo todo).
• Na seqüência, solicite a todos que digam as devidas "traduções" para cada frase ou expressão anotada no flip-chart e escreva, ao lado da frase original correspondente, a melhor "tradução", escolhida pela simples votação do grupo.
• No final desta dinâmica, você terá um "dicionário", uma coletânea de expressões que serão permitidas e escolhidas pelo grupo e que substituirão aquelas de característica mais "àspera".
• Após a participaçao espontânea de quem quiser falar, comente brevemente sobre os efeitos da comunicação sobre o espírito de equipe, a qualidade do relacionamento entre eles e encerre a atividade solicitando que todos, em pé, de braços ou mãos dadas, estourem os balões que encheram no início da