convicção e firmeza etica
As sociedades humanas são multi culturais, ou seja, não existe uma cultura comum a toda humanidade, antes existe uma cultura própria de cada espaço mas também de cada tempo. Como tal, os valores culturais presentes na sociedade também variam no espaço e no tempo.
Esses valores podem ser éticos ou religiosos, enfim podem ser de vária ordem.
Na sociedade ocidental somos muito materialistas, ou seja, procuramos sobretudo a satisfação das nossas necessidades materiais, por sua vez, os orientais têm uma visão mais espiritualista da vida.
Nos países islâmicos radicais os crimes contra a honra são de tal forma que, por vezes, a pena de morte é a forma da justiça os sancionar.
Na Europa ocidental nunca um crime de honra é sancionado com pena de morte, aliás, nem sequer se admite a aplicação da pena de morte em caso algum.
Ora, este ultimo exemplo demostra que os valores varia no espaço, a vida não é vista da mesma forma aqui e ali, tudo depende da cultura de que estamos a falar.
Apesar desta variação, as tensões culturais surgem no dia a dia. Não falo só do ponto das relações entre os Estados, falo também das relações entre as pessoas.
A única experiencia de tensão cultural vivia por causa da relegião que pratico. Todos sabemos que nos meios mais pequenos a maioria das pessoas não aceita facilmente que um dos seus membros pratique uma fé que não seja a católica.
Ora, eu vivi uma situação que ilustra esta afirmação. A minha mãe é testemunha de Jeová e o meu padrasto é cristão e, no inicio do relacionamento deles, o meu padrasto não aceitava que a minha mãe continuasse a professar a sua fé. Acha ele que uma boa portuguesa que ser católica e seguir os princípios e os valores católico. Por outro lado, a minha mãe sempre foi criada no sentido e com a