Convição e Firmeza Ética
Ética e Moral
O termo moral procede do termo latino “mores”, que significa costume ou modo de ser habitual e o termo ética deriva do grego antigo “ethos”, que significa carácter e também lugar onde se habita.
Torna-se complicado tentar explicar ou diferenciar dois temas que quase caminham de mãos dadas e que frequentemente confundimos. Como é no caso de quando uma pessoa que agiu incorrectamente ou mesmo imoralmente dizemos que não tem ética, "não tem carácter".
Apesar da proximidade etimológica, os termos ética e moral têm sentidos diferentes. A moral tem uma dimensão prática. A ética uma dimensão teórica. Para mim, a ética é uma ciência que estuda os actos do ser humano, tentado explicar os seus comportamentos, enquanto a moral, são as próprias acções e atitudes do homem.
Portanto, a moral é um conjunto de normas e comportamentos que regulam a vida do homem. Nós crescemos e vivemos segundo aquilo que moralmente nos é ensinado. Por outro lado “a ética é a vida moral pensada”, ou seja, a ética estuda o bem e o seu objectivo é a virtude na condução da vida, facilitando a realização das pessoas. Desta forma, se a moral me disser “faz o bem”, a ética irá discutir racionalmente a validade desta acção: “porque considero moralmente fazer o bem?”
Mas o que é o bem? E o mal? O bem de uns pode ser o mal de outros. Muitas vezes, que é errado para uns pode ser certo para outros. Para mim o bem deve ser algo que traz a felicidade, que nos faz sentir bem. O mal será o contrário do bem, será algo que traz tristezas, desgraças e miséria.
Contudo, todas sociedades têm diferentes valores, as ocidentais têm valores completamente diferentes dos valores orientais, simplesmente porque os nossos valores variam conforme a educação que nos foi transmitida, mas também, porque muitas das vezes somos influenciados pelas novas tecnologias e pelo que elas nos transmitem.
Por exemplo, num tema tão polémico como a eutanásia, que na