Reflexão do filme "para a minha irmã" - bioética
DR1- Princípios fundamentais de Ética – Conceitos-chave: Ética, deontologia; consciência.
Diferenciou-se a ética e a moral (recuperando conhecimentos já adquiridos noutros módulos, nomeadamente no módulo “Ética e Deontologia Profissionais”) e deram-se alguns exemplos concretos para entender tal diferença (exemplo: eutanásia).
Focaram-se os diferentes tipos de valores que estão por detrás de muitas das normas pelas quais a sociedade se rege e nos dilemas morais que nos são colocados no quotidiano/ao longo da vida, sempre que os valores pelos quais cada um de nós se norteia divergem das normas/leis.
Não se conhece nenhuma sociedade capaz de substituir e organizar as suas actividades sem que existam códigos morais. Por isso, a expressão “O Homem é um animal político”, de Aristóteles, significa que o homem é um ser social e, obrigatoriamente, um ser moral.
Ética – palavra originada do grego “ethos” que significa modo de ser, carácter. Baseia-se na socialização e interacção dos indivíduos na sociedade.
Também conhecida como a “teoria do dever” – relativa ao conjunto de deveres e regras morais com que nos devemos regular no dia-a-dia. Neste conceito de ética estão as definições do “bem” e do “mal”, valores incutidos em nós pelos nossos pais, e que passamos aos nossos filhos.
Neste DR visualizámos o filme "Para a minha irmã" onde se colocaram em evidência um sem-número de dilemas no seio de uma família pacata. O dilema fundamental do filme gira à volta do facto de aqueles pais decidirem ter uma criança para tentar salvar outra que sofria de leucemia. Na sequência de tudo isto, percebe-se que há relatividade de valores tais como o direito à vida, o direito à morte...
DR2 – Códigos de ética e padrões deontológicos – Conceitos-chave: deontologia, códigos de ética, conduta profissional, dever.
Neste DR debruçámo-nos essencialmente sobre os conceitos já adquiridos relativamente aos códigos de ética e deontologia profissionais.