Conversão entre sistemas numericos
Introdução: Nesse trabalho vamos demonstrar as conversões numericas decimal, binaria, octal e hexadecimal bem como suas respectivas regras para se fazer os calculos. Objetivos/Justificativas: Esse trabalho tem por objetivo fazer as conversões numericas, decimal, binario, octal, hexadecimal, tais que fiquem bem claras para que tornem acessiveis para as pessoas. Tudo feito por meio de funções e por seleção de combobox atraves de ifs de validação.
Sistema de Numeração Decimal Tambem conhecido como um numero na base 10. Nesse sistema os elementos são agrupados de 10 em 10, os numeros podem ser expressos por intermedio de potencia de dez recebem o nome de sistema de numeração decimal.
Sistema de Numeração Binario
Esse sistema é comumente usado em computadores atuais para fazer suas operações. São conhecidos como numeros na base 2 onde cada digito é chamado de Bit, compreende dois caracteres 0 e 1.
Sistema de numeração Octal
Sistema na base 8 que tem relação direta com o binario. Foi muito utilizado em computação para representar de forma mais suscinta numeros binarios. Para representação são utilizados tres numeros do sistema binario, sendo o maior digito que pode ser representado neste sistema 111 ou 7. Seus digitos são 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7.
Sistema de Numeração Hexadecimal.
São conhecidos com sistema na base 16 e são utilizados na programação de microprocessadores. Muito utilizado nos dias de hoje para representar de forma minimizada um numero binario. Considerando quatro digitos binarios o maior numero que pode ser expresso é 1111 ou em decimal 15 que é o algarismo mais significativo do sistema hexadecimal. Seus digitos são alfanumericos: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 ,9, A, B, C, D, E e F. http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_numera%C3%A7%C3%A3o_decimal Disponivel as 15:00 horas do dia 30/04/2014.