Planejamento Urbano
Dados Gerais
Disciplina
Planejamento Regional Urbano
Professor
Artur Rodrigues
Aluno
Jônatas de Oliveira Valadares
Turma
8º e-mail jjvaladares@live.com
Análise do Texto
Título do Texto
Economia Regional e Urbana
Autor (es)
Clélio Campolina Diniz
Palavras-Chaves do Texto (no máximo 4 palavras)
Economia
Planejamento
Crises
Teorias
Descrição do Assunto (no máximo 50 palavras)
Entendemos que Planejamento Urbano foi se necessário após crises que ocorrera de maneira mundial afetado vários países fazendo que acha uma união entre a Economia, poderes do Estado e podendo envolver Projetos Urbanos.
Apreciação Crítica (no máximo 300 palavras)
O texto nos informa as evoluções dos conceitos Planejamento Urbano e Regional, conceitos estes que começaram serem questionados após crises mundiais que afetaram muitos países de forma, criando efeito em cadeia.
Com isso gerou-se grandes impactos econômicos, vemos claramente a evolução da tecnologia e da telecomunicação devido às jogadas políticas utilizadas pelas grandes economias mundiais.
O texto cita a teoria Keynesiana que pode ser observada no Brasil, onde as regiões que possuí melhor posição no ranking das regiões, possuí as melhores oportunidades e recebem mais projetos de apoio para o desenvolvimento, sendo notável a desigualdade de investimento por parte do Estado em relação a outras regiões, como por ex: Sudoeste e Nordeste, a nível de Brasil.
Percebemos que determinadas atividades são restringidas em determinas regiões, como polo de industriais, fábricas etc;
Baseados nessa medidas, percebemos um grande Plano de Planejamento no Governo de JK onde fora feita grande investimento financiados pelo Governo Federal , criando uma nova capital para o Brasil, Brasilia, melhora no sistema de infra-estrutura urbana e Projeto Urbano em si, com traçado feito pelo Arquiteto Lúcio Costa, e por mais que houve um super endividamento do País, houve um grande crescimento econômico para o Brasil.