SISTEMAS NUMÉRICOS E SUAS CONVERSÕES
Trabalho apresentado pelos acadêmicos Bruno Menezes e Isabella Marry, do 1° ano do curso de Sistemas de Informação, ao Professor Danillo Freitas, como critério para a obtenção da nota bimestral na disciplina de Eletricidade e Lógica Digital.
Índice
1. SISTEMAS NUMÉRICOS 1.1 Caracterização dos Sistemas Numéricos 1.2 Sistemas Numéricos 1.2.1 Sistema de Numeração Decimal 1.2.2. Sistema de Numeração Binário 1.2.3 Sistema Octal
1.2.4 Sistema Hexadecimal 2. CONVERSÃO DE NÚMEROS INTEIROS 2.1. Conversão de Binário em Decimal
2.2.Conversão de Decimal em Binário
2.3 Conversão de Octal em Binário
2.4 Conversão de Binário em Octal
2.5 Conversão de Octal em Decimal
2.6 Conversão Decimal para Octal
2.7 Conversão Hexa para Binário
2.8 Conversão Binária para Hexa 3. CONVERSÃO DE NÚMEROS FRACIONÁRIOS
3.1 Conversão de Números Binários Fracionários em Decimal 3.2 Conversão de Número Decimal Fracionário em Binário
1. SISTEMAS NUMÉRICOS
1.1. Caracterização dos Sistemas Numéricos
Todos nós, quando ouvimos pronunciar a palavra números, automaticamente a associamos ao sistema decimal com o qual estamos acostumados a operar. Este sistema está fundamentado em certas regras que são base para qualquer outro. Vamos, portanto, estudar estas regras e aplicá-las aos sistemas de numeração binária, octal e hexadecimal. Estes sistemas são utilizados em computadores digitais, circuitos lógicos em geral e no processamento de informações dos mais variados tipos.
1.2. Sistemas Numéricos 1.2.1. Sistema de Numeração Decimal
Entre os sistemas numéricos existentes, o sistema decimal é o mais utilizado. Os elementos são agrupados de dez em dez e, por essa razão, os números podem ser expressos por intermédio de potência de dez e recebem o nome de sistema de numeração decimal.
Dígitos: 0, 1, 2, 3, 4, 5,