Conversor Boost
Universidade Federal do Ceará
Curso: Engenharia da Computação
Campus Sobral
Disciplina: Sistemas Eletrônicos
Professor: Carlos Elmano
Conversor Boost
Patreze Diniz Lopes
335825
SOBRAL – CE
06/04/2014
Sumário
1 Introdução
Os circuitos de conversão CC/CC são circuitos eletrônicos formados por semicondutores de potência operando como interruptores, que convertem corrente ou tensão contínua em outra corrente ou tensão com uma amplitude diferente.
O conversor boost (aumentador de tensão) é um tipo de conversor estático ou chaveado, que a partir de uma tensão de gerada na entrada, obtém-se uma tensão de maior amplitude na saída. A conversão é feita aplicando uma tensão CC à um indutor, acumulando uma determinada corrente. A energia armazenada no indutor é aplicada ao restante do circuito após uma chave ser aberta. Essa chave é aberta e fechada em dada frequência controlando o nível de tensão na saída. O ruído eletrônico gerado pela alta frequência, é uma desvantagem dos conversores chaveados, e por isso tem que ser filtrado, para isso é usado um capacitor em paralelo a resistência de carga
Figura 1 – Conversor Boost.
.
2 Etapas de operação
Na primeira etapa do funcionamento do conversor boost (figura 2), A chave S (Transistor MOSFET) está fechada, ou seja, conduzindo corrente, portanto a fonte de tensão fica ligada em paralelo ao indutor L, carregando-o. Não havendo corrente fluindo sobre o diodo Db, o capacitor C, encontrasse paralelo a resistência RL.
Figura 2 – Primeira etapa de funcionamento do conversor Boost.
Durante a segunda etapa do funcionamento (figura 3), a chave S encontrasse fechada (não conduzindo corrente), deixando a fonte Ve em série com o indutor L e com o diodo Db, que é polarizado diretamente, fazendo com que a corrente que foi acumulada na primeira etapa, flua no capacitor e no resitor RL e produza a tensão desejada.
Figura 3 – Segunda etapa de funcionamento do