Projeto conversor bucck-boost
4322 palavras
18 páginas
UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DORIO GRANDE DO SUL
DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA
CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
BRUNO PEREIRA TOMÉ
Michel Augusto dos Santos
Paulo Guilherme Dobler Kant PAULO ROBERTO DOS SANTOS
PROJETO DE UM CONVERSOR BUCK-BOOST
IJUÍ
2010
BRUNO PEREIRA TOMÉ
Michel Augusto dos Santos
Paulo Guilherme Dobler Kant PAULO ROBERTO DOS SANTOS
PROJETO DE UM CONVERSOR BUCK-BOOST
Estudo realizado no componente curricular de Eletrônica de Potência II como requisito parcial na obtenção do grau de bacharel em Engenharia Elétrica, pela Universidade Regional do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ.
Orientador: Mateus Felzke Schonardie
IJUÍ
2010
RESUMO
Neste trabalho é apresentado o projeto de um conversor Buck-Boost, juntamente com o projeto do drive que irá realizar o controle através de modulação por largura de pulso (PWM). O drive projetado será realizado com o CI LM555 que é uma das formas mais usadas quando se quer gerar um sinal PWM. A partir aciona-se um MOSFET com o sinal gerado pelo drive, fazendo com que este alimente o conversor CC/CC. Os valores de tensão e potência na entrada e saída foram previamente estabelecidos, o que fez com que o conversor Buck-Boost trabalhe como um elevador nesta topologia.
LISTA DE FIGURAS
Figura 01. Símbolo do MOSFET. 8 Figura 02. Seção transversal de um MOSFET. 9 Figura 03. Característica estática de um MOSFET. 9 Figura 04. Modelo do MOSFET com as capacitâncias e o diodo intrínseco. 10 Figura 05. Formas de onda e tempos típicos de chaveamento. 10 Figura 06. Diagrama de blocos genérico de um circuito de disparo. 12 Figura 07. Sinal PWM em que pode ser controlado o tempo em alta e em baixa do sinal. 13 Figura 08. Circuito LM555 no modo de operação astável. 14 Figura 09. Circuito de disparo utilizando o CI LM555. 15 Figura 10. Aspecto, estrutura interna e símbolo do optoacoplador 4N25. 16 Figura 11. Circuito