Conversa com empregador e empregados
Amigo empresário da construção civil, este ramo apesar de ser um dos maiores empregadores do nosso país, também está entre os mais conservadores e inertes a mudanças devido ao pouco investimento em tecnologia e baixo nível de instrução de nossos colaboradores.
Observamos pontos específicos que trarão eficiência e qualidade de vida aos trabalhadores de sua empresa, estes são:
- Adotar almoxarifado em locais estratégicos da obra priorizando local com baixa umidade para armazenar produtos perecíveis, e com colaborador treinado para compra de matérias, de maior rendimento e, qualidade a obra.
- Adquirir ferramentas e maquinários novos ou em bom estado de conservação e em quantidade necessária para atender as equipes de sua obra.
- Fornecer treinamento a cada função, definindo os riscos aos quais seus funcionários estão expostos, e as medidas de prevenção (EPI E EPC) e como utilizar corretamente. Criar, o programa bom dia segurança com cinco minutos diários com temas diversos e relatos de acidentes dentro e fora da empresa.
- Providenciar a construção de mais banheiros conforme orientação da NR 24.
- Alimentação com acompanhamento de um nutricionista.
- Em caso de horas extras frequentemente, é necessário organizar equipes para rodízio evitando acidente por excesso de jornada de trabalho.
- Negociar com o sindicato e colaboradores treinamento profissional para seus colaboradores possam garantir melhores remunerações.
- Fazer eleições para a CIPA e planejar semana da CIPAT, garantindo um melhor comprometimento com a segurança por parte dos seus colaboradores.
- Providenciar tapumes para proteção da obra, pois qualquer acidente dentro do perímetro da obra será de responsabilidade da empresa. Essas ações juntamente com PCMAT e PCMSO, são princípios norteadores para que sua empresa possa pleitear o selo de empresas que dão bons exemplos na segurança do trabalho na construção civil lançado pelo ministro do trabalho em 02 de março