Convenções para o melhoramento do clima
Uma conferencia com o objetivo de conscientizar a sociedade a melhorar a relação com o meio ambiente e assim atender as necessidades da população presente sem comprometer as gerações futuras.
A conferência das Nações Unidas que aconteceu na capital da Suécia, Estocolmo, foi a primeira atitude mundial a tentar preservar o meio ambiente. Naquela época acreditava-se que o meio ambiente era uma fonte inesgotável e a relação homem com a natureza era desigual
Com a conferência de Estocolmo, esse pensamento foi modificado e problemas como seca mento de rios e lagos, Ilhas de calor e efeito da inversão térmica , causou alerta mundial. A Organização das Nações Unidas decidiu então lançar a Primeira Conferência Mundial sobre o Homem e o Meio Ambiente.
A reação dos países foram diversas. Os Estados Unidos da América foi o primeiro a se dispor a reduzir a poluição na natureza. Decidiram reduzir por um tempo com as atividades industriais. O país contou com a liderança do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Neste instituto foram feitos estudos sobres as condições da natureza, denominado “desenvolvimento zero“.
Países subdesenvolvidos não aprovaram as decisões de reduzir as atividades industriais, pelo fato de terem a base econômica focada na industrialização. Surgiu então, o “Desenvolvimento a qualquer custo” defendido pelas nações subdesenvolvidas.
Foram abordados diversos temas na conferência de Estocolmo. Estavam presentes nas discussões mais de 400 instituições governamentais e não governamentais e teve participação de 113 países.
Protoculo de Montreal 1987:
O Protocolo de Montreal é um acordo internacional sobre Substâncias que Destroem a Camada de Ozônio, criado no âmbito da Convenção de Viena para a Proteção da Camada de Ozônio de 1985 (onde os países se comprometeram em trocar informações, estudar e proteger a camada de ozônio), ao qual o Brasil. O Protocolo de Montreal é composto por cinco acordos firmados em Montreal, Canadá,