Meio ambiente
Raquel Carvalho Dias
Trabalho final de Seminário II (Restauração Ambiental) apresentado à Pontifícia Universidade Católica/RJ. Área de concentração: Análise e Avaliação Ambiental, sob a orientação do professor Luiz Fernando.
Dezembro de 2010
A Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o
Desenvolvimento, conhecida como ECO-92, realizada em 1992 no Rio de Janeiro teve como objetivo principal a busca por meios de conciliar o desenvolvimento sócio- econômico com a conservação e proteção dos ecossistemas da Terra. Entre os temas de grande importância para a saúde ambiental do planeta estão as mudanças climáticas e a biodiversidade, ambos resultando na criação de convenções. Todas as questões relativas a ambos os temas são discutidas entre os representantes governamentais de todo o mundo nas chamadas Conferências das Partes. No nível diplomático, o principal acordo relativo às mudanças climáticas é o Protocolo de Kyoto e, em relação à biodiversidade, temos a recente assinatura do que está sendo chamado de Protocolo de Nagoya. Nesse cenário, discorra sobre esses temas conforme solicitado abaixo.
1. Como as deliberações tomadas nas Conferências das Partes do Clima podem interferir na restauração florestal? Quais são os aspectos de maior incentivo, e quais são as principais barreiras para a restauração florestal no que concerne às discussões sobre