Engenharia genética: animais e genes transgênicos
RESUMO:
Estudo sobre os genes transgênicos cujo objetivo visa observar e analisar sua importância e ocorrência nos dias atuais em plantas e animais. A metodologia de pesquisa utilizada foi bibliográfica. Apresenta uma discussão sobre a importância e aplicabilidade da utilização de animais e plantas transgênicas em diversas situações.
PALAVRAS-CHAVE: Biotecnologia. Animais. Plantas
ABSTRACT:
Study of the transgenic genes whose objective aims to observe and analyze their importance and occurrence these days in plants and animals. The research methodology used was literature. Presents a discussion on the importance and applicability of the use of transgenic animals and plants in various situations.
KEY-WORKS: Biotechnology. Animals. Plants INTRODUÇÃO
A biotecnologia representa hoje a nova fronteira da ciência. Ela trata de questões relativas à clonagem de seres vivos, inclusive do Homem, de pesquisas das células-tronco, da engenharia genética, da pesquisa e produção de produtos transgênicos, etc. Como toda a ciência da qual decorrem produtos tecnológicos que podem ser usados para o bem ou para o mal, a biotecnologia provoca uma grande polêmica porque nela estão implicadas questões morais. E porque estão implicadas questões morais, esse assunto merece um amplo debate público como meio adequado para produzir uma regulamentação legal e um controle político, tanto da pesquisa quanto da utilização da ciência biogenética. Em última instância, a manipulação dessa ciência pode proporcionar o domínio de um grupo de seres humanos por outro grupo, para fins condenáveis do ponto de vista dos valores humanísticos que se universalizaram na história civilizatória da humanidade. O uso inadequado da biotecnologia pode proporcionar também danos irreparáveis ao meio ambiente e à saúde humana.
Mas, por outro lado, a biotecnologia pode trazer enormes benefícios à humanidade, em várias áreas, como o combate a doenças,