controle
O Presente trabalho é sobre Derivadas e Integrais, o objectivo é de aprofundar os conhecimentos na área da electrónica Digital. O trabalho conte 23 páginas abordando os assuntos que contem no Índice. A metodologia utilizada foi a pesquisa Bibliográfica, enriquecida com algumas pesquisas feitas pela Internet
Derivadas
O conceito de derivada está intimamente relacionado à taxa de variação instantânea de uma função, o qual está presente no quotidiano das pessoas, através, por exemplo, da determinação da taxa de crescimento de uma certa população, da taxa de crescimento económico do país, da taxa de redução da mortalidade infantil, da taxa de variação de temperaturas, da velocidade de corpos ou objectos em movimento, enfim, poderíamos ilustrar inúmeros exemplos que apresentam uma função variando e que a medida desta variação se faz necessária em um determinado momento. Para entendermos como isso se dá, inicialmente vejamos a definição matemática da derivada de uma função em um ponto:
Definição: Se uma função f é definida em um intervalo aberto contendo x0, então a derivada de f em x0, denotada por f ’(x0), é dada por: f'x0=lim∆x→0fx0+∆x-f(x0)∆xNo cálculo, a derivada em um ponto de uma função representa a taxa de variação instantânea de em relação a neste ponto. Um exemplo típico é a função velocidade que representa a taxa de variação (derivada) da função espaço. Do mesmo modo a função aceleração é a derivada da função velocidade. Geometricamente, a derivada no ponto de representa a inclinação da recta tangente ao gráfico desta função no ponto 1 2 . A função que a cada ponto associa a derivada neste ponto de é chamada de função derivada de f(x).
Seja um intervalo aberto não-vazio e seja , , uma função de em . Diz-se que função é derivável no ponto se existir o seguinte limite3 :
.
Se for esse o caso, o número real é chamado de derivada da função no ponto . Notações equivalentes são:
.
Equivalentemente, escrevemos:
o que é