Controle
Em uma analise qualitativa e quantitativa antes de um teste, é necessário, ajustar a concentração hidrogeniônica a um valor determinado e mantê-la no decorrer da análise. Se necessitamos de um meio fortemente ácido (pH entre 0 a 2) ou fortemente alcalino (pH entre 12 a 14), podemos consegui-lo pela adição de quantidades suficientes de ácido forte ou uma base forte. No entanto, se quisermos manter um pH entre 2 e 12, não podemos usar este método. Pois, é impossível manter o pH em uma solução levemente ácida, neutra ou levemente alcalina, simplesmente pela adição de volumes calculados de um ácido forte ou uma base forte.
Considere as seguintes situações: Perceba que a adição de uma pequena quantidade de um ácido forte ou de uma base forte à água pura provoca uma alteração brusca no pH do meio (variação de 4 unidades). Verifique, também, que a adição da mesma quantidade do ácido ou da base à solução formada pelo ácido acético e acetato de sódio provoca uma alteração muito pequena no pH desta solução. A solução formada por ácido acético e acetato de sódio recebe o nome de solução tampão ou solução reguladora (buffer solution). Tais soluções apresentam certa resistência tanto a ácido e a base.
Portanto temos:
Solução tampão ou solução tamponada é aquela que, ao adicionarmos uma pequena quantidade de ácido ou base, mesmo que fortes, mantém o seu pH praticamente invariável.
É provável que a observação destes fatos levem ao seguinte questionamento:
Como as soluções tampão conseguem manter o seu pH praticamente constante?
Vamos imaginar uma solução tampão constituída por uma ácido fraco (HA) e um sal (BA) derivado deste ácido.
Nesta solução, ocorrem os seguintes fenômenos:
-Pequena ionização do ácido:
HA + H2O ↔ A- + H3O+ Ka
(Na solução predominam formas do ácido HA)
-Dissociação total do sal:
BA ↔ B+ + A- (Na solução predominam íons B+ e A-)
Observação: Note que o íon A- é comum ao ácido e ao sal.
Ao juntarmos