Controle
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO
CURSO SUPERIOR DE GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS
1º SEMESTRE 2011
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO
GRUPO Nº18/CONTROLE
08/04/2011
Controle
Este capítulo tem como objetivo analisar a importância, conceitos, significados, níveis, tipos e os mecanismos de controle geralmente utilizados pelos gestores nas organizações. Além de destacar o papel da tecnologia da informação no sistema de controle. Para este estudo não podemos deixar de citar TAYLOR e FAYOL.
Para Taylor o princípio de controle pode-se verificar se o trabalhador está executando suas atividades de acordo com as normas e o plano estabelecido pela organização. Este princípio conhecido como Plano Previsto é formado pelo Planejamento, Preparo e Execução, que tem como objetivo criar métodos e procedimentos operacionais, trinar e prepará-los as atividades operacionais além de distribuir atribuições e responsabilidades para que a execução das atividades seja bem mais disciplinada.
Em 1903 Gantt um seguidor de Taylor apresentou o American Society of Mechanical Engineers (ASME) que é um gráfico diário de produção na qual controla os fluxos de produção da organização, este método passou a ser chamado por “Gráfico de Gantt”.
Com as técnicas de planejamento e controle, o gráfico para Gantt é capaz de definir e fragmentar uma atividade ou ação, e o tempo previsto para realizá-la, de acordo com sua escala hierárquica, podendo variar em diferentes organizações.
Mais foi Fayol que ganhou o maior destaque, criando as leis que regem o sistema de controle, que se divide em: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. O controle para Fayol está associado ao planejamento das demais funções, dependendo da organização, sua estrutura e estilo de liderança dentre outras características. Assim, cada organização tem sua configuração de controle estabelecido de acordo com sua necessidade.
Por volta de 1947, o