Documentário estamira
1. QUESTÕES E RESPOSTAS
1) Conforme documentário: qual transtorno tinha Estamira?
R: Estamira tinha Esquiziofrenia. Que conforme consta no DSM IV, para constatação deste transtorno o individuo deve apresentar apenas um sintoma dos presentes na resposta da questão nr. 2 (abaixo) com incidência em no minimo de 1 mês num periodo de seis meses com observação de sinais continuos.
2) Quais eram as características que Estamira apresentava?
R: Estamira demonstrava comportamentos indicativos de distúrbios mentais: falava sozinha, apresentava fala desorganizada / sem sincronia, atitudes megalomaniácas, ouvia vozes, tinha alucinações, por vezes apresentou manifestações de tremor no corpo e sintomas negativos afetivos (principalmente com relação à Deus). Apresentava também baixo auto-cuidado (morando e trabalhando em um aterro sanitário em condições precárias de vida, isto, acontecendo a mais ou menos 20 anos e dizia ser feliz).
3) Como o psicólogo deve trabalhar neste caso?
R: No caso da Srª. Estamira, ao receber a solicitação de consulta por ela mesma ou por familiares, o psicólogo deverá utilizar de uma anamnese criteriosa para aquisição de dados pessoais e informações sobre o seu desenvolvimento (informações mais próximas da realidade). O psicólogo deverá utilizar de informações subsidiárias, já que Estamira era atendida e medicada por um médico profissional psiquiatra, colhendo assim informações de seu prontuário médico. Deverá efetuar também consultas junto a seus familiares mais próximos para coleta de informações sobre a conduta diária da paciente. O Psicólogo na observação deve notar que um dos seus primeiros sintomas é a diminuição da afetividade, As funções intelectuais são igualmente perturbadas o que acarreta rapidamente a alienação de tudo o que se passa à sua volta (no caso, o aterro sanitário). Muitas destas pessoas passaram por períodos de depressão, stress ou