CONTROLE KANBAN
CONTROLE KANBAN Implantação de um sistema de produção, introduzido pela Toyota Motors, foi viabilizada pela utilização de um sistema de sinalização entre os diversos setores da empresa e seus fornecedores, com o objetivo de indicar exatamente o que, quando e quanto fornecer ou produzir. Esse sistema de visualização tem por objetivo controlar e balancear a produção, eliminando os desperdícios, e acionando um sistema de reposição de estoque em função das exigências da demanda, que controla a produção.
O grande objetivo da utilização do kanban é o controle da transferência de material de um estágio para outro da produção. Por ser um sistema simples e visual, são utilizados normalmente quadros de aviso ou cartões que permitem avisar ao estágio antecedente de que o próximo estágio necessita ser abastecido.
Assim, ao longo do processo de produção, quando um usuário esvazia uma caixa de material, o cartão existente é removido e colocado em um painel indicador que passa assim a sinalizar que aquele estágio está necessitando de um suprimento de uma caixa do material. Quando a caixa segue para abastecer o estágio de produção, o cartão é retirado do painel indicador e colocado na caixa. Esse ciclo se repete novamente toda vez que uma caixa é esvaziada.
Um exemplo do uso do Kanban é no Mc Donald’s, pois eles utilizam um método diferente, ao invés de utilizarem cartões utilizam números de sanduíches. O número de sanduíches existentes na prateleira inclinada dispara a produção em função da demanda dos clientes por tipo de produto. À medida que o número de sanduíches de um determinado tipo atinge uma certa quantidade, a produção é acionada para preparar um novo lote do produto.
REFERÊNCIA
Gonçalves, Paulo Sérgio - Administração de materiais. 7.ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.