Sistema kanban
Engenharia de Produção
Planejamento e Controle da Produção
Professora Luciangela Galletti
Rio de Janeiro
2013
Este trabalho tem como objetivo representar o método Kanban, apresentando seu surgimento, funcionamento e sua relação com a indústria visando redução de custos, com melhoria na qualidade de seus produtos.
1. KANBAN
Com o mercado "nervoso" da atualidade, exige-se planejamento econômico e financeiro de ponta, pois com a economia globalizada tem-se um mercado competitivo, onde indústrias e empresas, sejam grandes ou pequenas, estão fadadas a aprimorarem-se, da compra à venda, modernizando assim todos os passos, criando estratégias de redução de custos, a fim de reduzi-los e manter-se no mercado. Baixar custos significa principalmente eliminar despesas, contendo o desperdício de mão de obra, materiais e equipamentos utilizados na produção. Como forma de administrar esta, necessita-se um método que minimize estoques, localize problemas de produção e envolva o elemento humano, ou seja, o relacionamento do pessoal é o mais importante neste contexto, sendo que as relações entre gerência e mão-de-obra devem estar comprometidas na geração do sucesso mútuo. A gerência mostrando como realizar os processos, e os operários realizando com perfeição as tarefas, a fim de obter um resultado positivo e coletivo na busca da perfeição com produtividade. Apresenta-se o método Kanban, como forma de alcançar tais objetivos.
“Se o controle de produção não puder ser tratado de maneira adequada, o controle de estoque é impossível. Mas não é verdade dizer que o controle de estoque pode ser bem sucedido se o controle de produção for bem feito. Não é uma boa idéia planejar a movimentação de uma peça com o controle de estoque quando isso deve ser feito com o de produção. O controle de