Sistema Kanban
1.INTRODUÇÃO
A forte necessidade de auto- realização é a grande responsável pelo estabelecimento de metas bastante ambiciosas. Os resultados avançados motivam a busca de novos desafios. A identificação das causas, ao invés dos efeitos, possibilita equacionar as soluções. A atitude dirigida ao homem, procura aprimorar as habilidades e através delas partir para programas mais amplos de otimização da produtividade.
O momento econômico atual caracteriza-se por aumento de competitividade entre as empresas. Assim existe a procura por técnicas de gerenciamento que tornem as empresas mais produtivas porém, com menos custos.
Um caminho que tem sido trilhado por muitas empresas no sentido de alcançar aumento na produtividade é a utilização da filosofia japonesa just-in-time.
No Brasil, são várias as empresas que tem implantado o just-in-time, principalmente um dos seus elementos constituintes: o KANBAN.
2. O QUE É KANBAN
O sistema KANBAN é definido por diversos autores de diferentes maneiras, porém, o foco nos níveis de estoque, no fluxo de materiais e na coordenação da produção mostrou ser um ponto comum entre as definições encontradas na literatura.
O objetivo principal do sistema KANBAN é minimizar os estoques de materiais em processo, produzindo em pequenos lotes somente o necessário, com qualidade, produtividade e no tempo certo.
O sistema KANBAN, quando bem implantado, funciona com grande eficiência como um sistema emissor e seqüenciador de ordens de fabricação e compras.
O "sistema de produção Toyota", mais conhecido como "sistema KANBAN", é uma técnica originalmente desenvolvida na Toyota Motor Company por seu ex presidente Taiichi Ohno, nos últimos 25 anos. Esse sistema que criou raízes na companhia foi gradativamente adotado por suas subsidiarias. Posteriormente, serviu de base para programas semelhantes em grande número de empresas industriais no Japão.
Existem duas características no sistema. Uma é a produção JUST-IN-TIME, onde