Politica comparada
1.Teoria da transição demográfica - processo de diminuição de taxas de mortalidade e de natalidade, sendo que a mortalidade decresce mais rapido do que a natalidade, o que causa um periodo de aumento do crescimento vegetativo e, por isso, de grande acréscimo populacional. Esta era composta por 4 fase.
1º Fase – Nesta fase,ambas a natalidade e a mortalidade eram elevadas, a natalidade dava-se de uma forma descontrolada, enquanto que a mortalidade era alta devido a factores da época, como a crise, epidemias, poucas condiçoes de saude,higiene e guerra.
2º Fase- A mortalidade começa a decrescer devido a melhoria das condiçoes sanitarias, evoluçao da medicina, à urbanização e ao aumento das expectativas de vida. Mas o mesmo não acontece com o indice de natalidade, o que causa um rapido crescimento populacional. Esta fase occoreu durante a revolução industrial para muitos paises.
3ºFase- Nesta fase ambas a natalidade e a mortalidade sao baixas, pois a sociedade esta a evoluir, preocupando se mais com a educação e a carreira, o que leva a que a formação de familia seja constituida numa etapa mais tardia na vida do cidadão. O numero de filhos por familia também diminui devido que a educação era mais cara. A mortalidade é baixa devido aos acontecimentos explicados na segunda fase, o que faz tambem com que haja um aumento na esperança media de vida.
4ºFase – Por fim, como nascem menos crianças e como os idosos vivem mais tempo, os indices de natalidade e mortalidade estabilizam-se, fazendo com que haja um pequeno crescimento populacional.
2. Padrão de casamento europeu - O casamento não se tratava de uma escolha que era feita por amor, mas sim como uma escolha de negocio. Era uma união dos negocios de familia, ou seja, era principalmente uma procura de um bem mutuo financeiro, não so para os casados mas como para as respectivas familias. Este era basicamente um contracto em que se promovia o entendimento do casal, em que a reproducão era apenas uma