Sistema kanban
O CASO EM UMA INDÚSTRIA DE TELECOMUNICAÇÕES
Jorge Luiz Stelmak [1]
RESUMO
O presente trabalho objetiva verificar se o sistema Kanban atende às expectativas criadas pela área de PCP de uma Indústria de telecomunicações, bem como a aplicação dessa ferramenta para realizar o controle do fluxo de materiais durante o processo produtivo. A pesquisa também procura mostrar a evolução da ferramenta e o nível de satisfação dos colaboradores com utilização do Kanban. Os procedimentos metodológicos utilizados fundamentam-se em uma pesquisa exploratória realizada por meio de um estudo de caso, tendo uma indústria brasileira de telecomunicações como elemento da pesquisa. Deste modo inicia-se mostrando os aspectos conceituais do sistema Kanban, após descrição e análise dos dados e apresentam-se as considerações finais do estudo. O resultado da verificação mostra indicadores importados com a utilização do sistema Kanban e também os fatos que marcaram a implementação da ferramenta. Os benefícios já estão plenamente consolidados na empresa em análise, onde estão destacadas algumas considerações quanto; aos potenciais de utilização do Kanban em outros contextos.
Com o passar do tempo o uso do Kanban sofreu várias melhorias, entre elas a adoção de novos tipos para o controle do fluxo de materiais. Tais como; o sistema caixan, Kanban eletrônico, etiqueta Kanban e andom. Assim o kanban comprova sua adaptabilidade diante as necessidades da empresa.
Palavras-chaves:Kanban. Fluxo de materiais. Just in time. Planejamento. Produção.
Word-keys: Kanban. Flow of materials. Just in time. Planning. Production.
SISTEMA KANBAN:
O CASO EM UMA INDÚSTRIA DE TELECOMUNICAÇÕES
1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS.
O atual mercado consumidor vem exigindo maiores variedades de produtos, com qualidade e preços compatíveis às necessidades dos clientes. Estas propriedades tornam-se um paradigma para a criação de um ambiente